PESQUISA WEB E BLOG

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Você sabe o que é Microsoft Azure?

Neste vídeo é explorado como funciona e o que é o serviço de Windows Azure, disponibilizado pela Microsoft. Este serviço que é dividido em quatro grandes áreas - Computação, Serviços de Dados, Serviços de App e Rede 


s de sua escolha.

O que é GNU/Linux


Tux - mascote do Linux
Linux é o núcleo do sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto do kernel e demais programas responsáveis por interagir com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do sistema. 

Os principais programas responsáveis por interagir com o kernel foram criados pela fundação GNU. Por este motivo é mais correto nos referenciarmos ao sistema operacional como GNU/Linux ao invés de apenas Linux. 

Uma distribuição nada mais é que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM (ou qualquer outro tipo de mídia). Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma GNU/Linux, onde cada empresa responsável por uma distro escolhe os aplicativos que nela deverão ser inclusos.

  • Linux: kernel e distribuições - Este artigo contém explicações introdutórias sobre o kernel do Linux, o que é e como identificar suas diversas versões, além da "definição" do termo 'distribuição' e suas várias faces.

Ransomware

Ransomware[]

Ransomware

Você tem backup? Qual a última vez que copiou seus arquivos?
Proteja-se de ransomware e preserve seus dados!

Você sabe o que é ransomware?

Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.
O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.

Como ocorre a infecção?

O ransomware pode se propagar de diversas formas, embora as mais comuns sejam:
  • através de e-mails com o código malicioso em anexo ou que induzam o usuário a seguir um link;
  • explorando vulnerabilidades em sistemas que não tenham recebido as devidas atualizações de segurança.
O mais importante é evitar ser infectado, veja a seguir como se proteger.

Quais tipos de ransomware existem?

Existem dois tipos de ransomware:
  • Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.
  • Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.
Além de infectar o equipamento o ransomware também costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los também.

Como devo me proteger de ransomware?

Para se proteger de ransomware você deve tomar os mesmos cuidados que toma para evitar os outros códigos maliciosos, como:
Fazer backups regularmente também é essencial para proteger os seus dados pois, se seu equipamento for infectado, a única garantia de que você conseguirá acessá-los novamente é possuir backups atualizados. O pagamento do resgate não garante que você conseguirá restabelecer o acesso aos dados.